NOTÍCIAS

O cavaleiro de 32 anos conquistou o título com Saltho de la Roque, naquela que foi a sua segunda participação no CPCO.

Durante quatro dias (23 a 26 de Junho) realizaram-se na Sociedade Hípica Portuguesa (SHP) oito escalões de Campeonatos e todos com novos Campeões Nacionais.

O Campeonato de Portugal de Cavaleiro de Obstáculos (CPCO) contou 20 conjuntos. Chegou de Viseu, para defender o título, António Matos Almeida, mas logo na primeira classificativa optou por retirar Nikel de Presle.

Foi na jornada inaugural que Mário Wilson Fernandes conquistou a liderança do campeonato, sendo que para além dele, apenas realizaram percursos sem qualquer derrube, Duarte Seabra/Fernhill Curra Quin e João Chuva/Virginia Dream, o que de acordo com o tempo da prova, lhes conferiu uma diferença de 0,32 e 0,42 pontos respectivamente.

Com ainda muito Campeonato pela frente, ninguém poderia adivinhar que este acabaria por ser o pódio final do CPCO, com Duarte a conquistar a medalha de prata e João a repetir o bronze do ano passado.

Os percursos de ambos os cavaleiros na primeira mão da última classificativa parecem ter sido tirados a papel químico com os conjuntos a tocarem por duas vezes nos mesmos obstáculos. Na segunda mão, mantiveram-se longe das varas.

Já Mário Wilson acabou por dar o único toque do CPCO ao transpor o último obstáculo da segunda mão da 3.ª classificativa. Com um somatório final de 4.29 Mário é o novo Campeão Nacional 2016.

Nota para o facto do brasileiro Felipe Ramos Guinato ter vencido as três provas, ele que devido à sua nacionalidade não se encontrava a disputar o CPCO.

Neste domingo realizaram-se cinco finais na SHP. Antecedeu a do CPCO a de Jovens Cavaleiros, com Bárbara Vasconcelos a pisar o lugar mais alto do pódio. A cavaleira nortenha não podia estar mais satisfeita, ela que fez desta conquista o seu objectivo para a época, tendo-se preparado com Rob Roy Peguignon. Este foi o primeiro ano de Bárbara neste escalão, ela que em 2015 tinha sido medalha de bronze em Juniores. Campeão em título, precisamente de Juniores, era Bernardo Ladeira, que também ele subiu de escalão e estreou-se em Jovens Cavaleiros com a medalha de prata, em Campeonato realizado com Sadesso. O 3.º lugar do pódio foi conquistado por Rafael Guimarães Rodrigues com Celina.

Grandes reviravoltas de resultados nas Finais de Juniores e Pré-Juniores. Que o diga o Junior José Filipe Neto Rebelo, que chegou à 3.ª classificativa na 7.ª (e última) posição da geral e ainda conseguiu conquistar a medalha de bronze. Três quedas, sem gravidade para cavalos e cavaleiros, “abanaram” esta Final, que contudo se mostrou acessível à nova Campeã: Jessica Roskilly. Com Dicaletto Z a cavaleira realizou as duas mãos sem faltas. Levou a prata para casa, tal como em 2015, Nuno Tiago Gomes este ano com Disco.

Em Pré-Juniores, Vice-Campeão em 2015, subiu à liderança em 2016 Luca Mota Sousa com Copacabana. O cavaleiro foi ladeado no pódio por Miguel José Lourenço Pereira no lugar da prata (Cliff) e por Mário Monteiro, medalha de bronze (Apache do Rio).

Os Campeões dos escalões mais jovens foram conhecidos na tarde de sábado. Madalena Eloy foi a primeira a ser “coroada”. A cavaleira da SHP venceu o escalão de Iniciados com Poker du Tyl, e foi acompanhada no pódio por João Patrício (Quattu), vice-campeão e Carlota Pires (Cera do Belmonte), medalha de bronze. Foi preciso uma barrage para apurar os três medalhados, tendo quatro cavaleiros finalizado as três classificativas sem faltas. Ficou de fora do pódio David Pires da Costa/Ribamar das Ramadas. A campeã, aluna de Susana Gamboa, foi a única a fechar a competição sem qualquer derrube.

Feminina também a vitória em Pré-Juvenis, desta feita a cargo da cavaleira do norte Carolina Rolo Campos, que se sagrou Campeã com Isatis Saint Jean. Neste escalão disputou-se uma barrage para o 1.º e 2.º lugar e outra para o 3.º e 4.º. A medalha de prata foi ganha por Vasco Escudeiro/Roleta Russa, com Francisca Guerreiro Domingues/Mário d’Eglefin em 3.º. Ana Teresa Campos Sousa/Cebomba acabou arredada do pódio.

Em Juvenis, Bernardo Prazeres Carvalho, vice-campeão em 2015, conquistou a faixa de Campeão 2016, concluindo a competição com apenas dois toques por parte de Fello Ryal K. Foi contudo necessário recorrer a um desempate para apurar os restantes medalhados. Com 4 pontos na barrage ganhou a prata Diogo Portela Mendes (Divalentino C), com Mariana André Manso em 3.º depois de 8 pontos neste jump-off (com Quintus Galant).

Foram vários os títulos a caminho do norte do país, entre eles também o de Amadores, conquistado por Mariana Oliveira Campos Nunes, cavaleira de Viseu, que montou Talent de Clem. O conjunto chegou à Final sem faltas, e embora tenha dado um toque em cada uma das mãos, conseguiu manter a liderança, ainda que separada por apenas 0.23pts do 2.º classificado, o cavaleiro de Coimbra Miguel Paiva com Normandy des Ifs. O bronze foi conquistado por Rodrigo Jardim Fernandes com Quondor d’Allou.

Os percursos dos Campeonatos foram assinados por Luís D’Orey. Pedro Faria, responsável pelos mesmos na edição passada e que tantas vezes desenhou provas na SHP, foi recordado com um minuto de silêncio antes da Final do CPCO, ele que faleceu recentemente.

Campeões 2016

CPCORESULTADOS AQUI
1.º Mário Wilson Fernandes – Saltho de La Roque
2.º Duarte Louro Seabra – Fernhill Curra Quin
3.º João Chuva – Virginia Dream

Jovens_Cavaleiros-2016

Jovens Cavaleiros RESULTADOS AQUI
1.º Bárbara Vasconcelos – Rob Roy Peguignon
2.º Bernardo Pereira Ladeira – Sadesso
3.º Rafael Guimarães Rodrigues – Celina

Amadores RESULTADOS AQUI
1.º Mariana Oliveira Campos Nunes – Talent de Clem
2.º Miguel Paiva – Normandy des Ifs
3.º Rodrigo Jardim Fernandes – Quondor d’Allou

Juniores-2016

Juniores RESULTADOS AQUI
1.º Jessica Roskilly/Dicaletto Z
2.º Nuno Tiago Gomes/Disco
3.º José Filipe Neto Rebelo/Profil des Roches.

Pré-Juniores RESULTADOS AQUI
1.º Luca Mota Sousa – Copacabana
2.º Miguel José Lourenço Pereira – Cliff
3.º Mário Monteiro – Apache do Rio

Juvenis-2016

Juvenis RESULTADOS AQUI
1.º Bernardo Prazeres Carvalho – Fello Ryal K
2.º Diogo Portela Mendes – Divalentino C
3.º Mariana André Manso – Quintus Galant

Pré-Juvenis RESULTADOS AQUI
1.º Carolina Rolo Campos – Isatis Saint Jean
2.º Vasco Escudeiro – Roleta Russa
3.º Francisca Guerreiro Domingues – Mário d’Eglefin

Iniciados-2016

Iniciados RESULTADOS AQUI
1.º Madalena Eloy – Poker du Tyl
2.º João Patrício – Quattu
3.º Carlota Pires – Cera do Belmonte

A EQUITAÇÃO TV acompanhou os Campeonatos e em breve vai trazer-nos a reportagem.
Fique atento programação em www.equitacao.com.

logo-equitacao

AF/Fotos: Nuno Pragana

PATROCINADORES

PARCEIROS